"Pequena" compilação de informações apresentadas no documentário What The Health, disponível na Netflix (assistam!):

 - A OMS classifica as carnes processadas como carcinógenos do tipo 1 (o mesmo grupo do cigarro, amianto e plutônio). A carne vermelha é classificada como carcinógeno do tipo 2. "Se a carne processada é classificada como igual ao cigarro, como não é ilegal que crianças a consumam?" pergunta o narrador. - "Nas doenças crônicas, todas as coisas ao nosso redor são preocupantes. De fato, as escolhas alimentares ganham do cigarro quando se trata de riscos." (Dr.a Michelle McMacken, professora assistente de Medicina, NYU)

 - "A diabetes não é nem nunca foi causada pela ingestão de uma dieta rica em carboidrato, e não é causada pela ingestão de açúcar. A causa da diabetes é uma dieta que aumenta a quantidade de gordura no sangue. Estou falando de uma dieta típica à base de carne, de animais." (Dr. Neal Barnard, clínico-chefe, membro do PCRM, especialista em diabetes)
- "Foi feito um estudo com 500 mil pessoas, e o consumo de carboidratos foi inversamente correlacionado com diabetes. Porém, a carne foi fortemente correlacionada. (...) Quando comemos carboidratos, nós os gastamos ou os armazenamos (nos músculos e no fígado). Agora, coma gordura, e isso vai direto para a sua gordura." (Dr. Garth Davis, cirurgião de perda de peso) - Uma única porção de carne processada ao dia aumenta em 51% o risco de diabetes (compilação de 9 estudos feita por pesquisadores de Harvard)
- "Falando de doença cardíaca, eu diria que o papel do álcool é muito pequeno. A participação do açúcar também é pequena. O papel do cigarro é grande, mas a boa notícia é que a maioria largou ou nunca fumou. O problema com a dieta de base animal é que sua contribuição para doença cardíaca é enorme e abrangente." (Dr. Neal Barnard)
- "Quando comemos essas toxinas bacterianas de carne morta, dentro de minutos há uma explosão de inflamação dentro de seu sistema, de tal forma que basicamente paralisa suas artérias. As suas artérias ficam endurecidas, e incapazes de relaxar normalmente à metade. Não é como passar dez anos comendo para se ter algum dano. Estamos falando de algo imediato, dentro de minutos após entrar em sua boca." (Dr. Michael Greger, médico, autor, "NutritionFacts")

- "Tanto do ponto de vista do câncer como do ponto de vista da doença cardiovascular, a proteína animal tem um papel enorme." ( Dr. Caldwell Esselstyn, médico, Cardiovascular Prevention program, Cleveland Clinic Wellness Institute) Q: - "Carne de frango é melhor?" (narrador)

 R: - "É uma questão de você querer morrer de tiro ou enforcado." (Dr. Esselstyn) - "A maior fonte de sódio na dieta americana de adultos é o frango." (Dr. Michael Greger) - "As aminas heterocíclicas são carcinogênicas, e elas podem se formar em qualquer tipo de carne quando aquecida ou cozida. Mas, certamente, a maior fonte é o frango." (Dr. Neal Barnard) - Um estudo de Harvard mostrou que homens com câncer de próstata que consomem muita carne de frango aumentam em quatro vezes o risco da doença progredir. - A carne de frango tem tanto colesterol por grama quanto a carne vermelha.

 - Um estudo indicou que consumir um único ovo por dia equivale a fumar cinco cigarros por dia, quando se trata de expectativa de vida. - "A gema de ovo é o glomérulo mais concentrado de gordura saturada e colesterol. É feita para alimentar um pintinho durante 21 dias sem energia externa. É pura gordura saturada e colesterol. Quando colocamos isso em nossa corrente sanguínea, reveste nossas hemácias. Nosso sangue fica mais grosso e viscoso. Muda nossos níveis hormonais." (Dr. Michael Kapler) - "Todos esses estudos sobre gordura saturada, tentando defender a gordura, são campanha da indústria de laticínios. A maior fonte de gordura saturada são os laticínios." (Dr. Michael Greger)

- Em 2008, a indústria global de laticínios reuniu-se em um encontro, e leu sua agenda explicitamente, a qual dizia para "neutralizar a imagem negativa da gordura láctea por meio de reguladores e citações médicas". O estudo principal que iniciou toda essa moda midiática da gordura saturada foi financiado pelo National Dairy Council (Conselho Nacional dos Laticínios). - A indústria de ovos também apoiou estudos que confundem os consumidores ao afirmar que os ovos não afetam negativamente a função cardiovascular. - "Se você der uma olhada nos incidentes de hipertensão e diabetes, e a mortalidade masculina, eles podem ser reduzidos ser você for além, em termos de restrição no consumo de produtos animais." (Dr. Kim A. Williams, cardiologista, presidente do American College of Cardiology)

 - Em relação aos peixes, são quatro as preocupações: PCBs (nota: bifenilos policlorados, compostos tóxicos carcinogênicos e causadores de danos irreversíveis ao sistema nervoso central), mercúrio, gordura saturada e colesterol." (Dr. Kim A. Williams) - Peixes considerados "saudáveis", como o salmão, possuem níveis altíssimos de pesticidas e herbicidas acumulados em sua carne, e eles têm propriedades estrogênicas e cancerígenas. Salmão e tilápia, por exemplo, também tem altos níveis de colesterol, comparáveis aos de uma bisteca. - "Peixes são essencialmente 'esponjas de mercúrio'" (Dr. Alan Goldhamer, fundador do TrueNorth Health Center) - Peixes de fazendas não são mais saudáveis: recebem antibióticos tanto quanto frangos e perus, e essas substâncias se acumulam em sua carne. - 93% da ingestão humana de dioxina (produto mais tóxico criado pelo homem, que causa endometriose, cânceres, problemas endócrinos etc.) vem da ingestão de carne e laticínios. Vivendo-se próximo a incineradores, levaria 14 anos para respirar tanta dioxina quanto uma vaca ingere em um dia comendo grama, e esse composto acumula-se na gordura dela, o que inclui o leite e a carne. Uma mãe que consome leite e carne expõe o bebê a esse composto através da placenta e do leite materno, segundo Mike Ewall, diretor executivo da Energy Justice Network.

- A maioria dos organismos geneticamente modificados é consumida pela pecuária, sendo os bovinos os maiores consumidores. Esse fato, junto com a bioacumulação, faz dos laticínios algo "aterrorizante", segundo o narrador. - "Há uma forte ligação entre laticínios e doenças auto-imunes, o que pode se revelar como uma produção excessiva de muco e aumento de casos de asma em crianças e adultos. Também há uma associação entre laticínios e esclerose múltipla e diabetes tipo I, além de outros problemas reumatológicos." (Dr. Milton Mills, médico de cuidados clínicos)

 - "O leite é um alimento prejudicial ao consumo humano. Como pediatra, vejo diariamente crianças sofrendo com condições relacionadas ao consumo de laticínios, tais como eczema, acne, constipação, refluxo ácido, deficiência de ferro, anemia." (Dr. Paul Parras, pediatra) - "As pessoas que bebem leite tem mais fraturas de quadril, tem mais câncer e vivem menos." (Dr. Michael Greger) - "O leite de vaca é fluido de crescimento de bezerros. Não há nenhuma criança ou humano na Terra que realmente precise do leite de uma vaca mais do que se precisa do leite de uma girafa ou de um rato." (Dr. Michael Kapler)

- Existem pelo menos 450 drogas diferentes que são administradas em animais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Feliz" dia da mulher: hoje eu quero voz

escrevo porque preciso

protagonista