A Culpa Inexplicada

   A culpa é uma causa do aprisionamento emocional a uma pessoa. A culpa, como todos sabem, advém de uma não aceitação dos próprios erros cometidos. 

    Uma pessoa que possui um ideal rígido com ela mesma, pode cometer erros e sofrer muito com eles. Quanto maior a exigência de uma pessoa em relação a si, maior será o sentimento de culpa que se perpetuará nela.

   Parece que as pessoas esquecem algo vital para sua sobrevivência: o fato de que somos humanos. As pessoas são passíveis de erros, e aqueles que não desejam em hipótese alguma aceitar sua condição de imperfeição, estão voluntariamente abdicando de sua felicidade. 

    Se nossa natureza é de erros e limites, não aceitar esses erros é assinar um contrato com a infelicidade. A culpa tem o poder de encarcerar a alma e podar sua liberdade de ação e pensamento. 

   Há sempre uma tendência de compensação, de reparação pelo ato cometido, mas essa compensação nunca se satisfaz; àquele que cultiva o sentimento de culpa parece que nada supre o dano causado a outrem.

   Pode ocorrer de o sentimento de culpa se tornar tão forte que passa a dominar a maior parte da personalidade do indivíduo, e se estruturar como parte de toda a sua vida e suas ações no mundo.

    O cárcere da culpa prende uma pessoa na outra. Que muitas vezes não quer isso para a própria vida. 


Recorte retirado do site: https://hugolapa.wordpress.com/ no dia 01 de março de 2018.

Autor: Hugo Lapa

Título da postagem: Estar Preso a uma Pessoa

Link para a postagem original: https://hugolapa.wordpress.com/2012/03/05/estar-preso-a-uma-pessoa/

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Feliz" dia da mulher: hoje eu quero voz

escrevo porque preciso

protagonista